O Projeto

Objetivo e características
Objetivo geral: 
Inspirados nos antigos artistas viajantes, retratar pequenas cidades do Brasil, com um olhar primeiramente turístico e depois, intimamente ligado ao olhar dos moradores. Apresentado as peculiaridades e as possibilidades do município, ajudando na formação ou afirmação da identidade  através da produção de trabalhos artísticos e do incentivo a expressão pela arte. 

Objetivos de trabalho: 
  • Promover semanas de intensa movimentação artística em pequenos municípios durante a realização do projeto.
  • Investigar a história, as peculiaridades e as potencialidades da cidade a ser trabalhada; Conhecer personalidades e lugares da cidade; Montar um dossiê com informações anotadas, fotografadas, e desenhadas. 
  • Produzir trabalhos artísticos utilizando diversas linguagens tendo como base as informações levantadas e deixa-los como contribuição cultural para uma ou mais instituição da cidade. 
  • Promover o contato com a arte através de oficinas de desenho, pintura, e arte-reciclagem, ou outras linguagens artísticas solicitadas pela comunidade, estimulando o fazer artístico.
  • Realizar exposição dos trabalhos produzidos bem como apresentação das impressões e conhecimentos adquiridos, promovendo o desejo do consumo ou apreciação da arte. 
  • Estimular a comunidade a adotar uma política de cultura que desenvolva e acentue sua identidade através de debates a partir do que for apresentado como resultado da estadia do Artista Viajante no município. 
  • Divulgar o trabalho nas cidades e as cidades participantes, através da disponibilização na internet dos materiais produzidos, documentando todos os passos e trabalhos em um site.
  • Criar área de interação entre os visitantes do site, os participantes das cidades, e a equipe do Artista Viajante.
  • Produção de documentário abordando as descobertas dos viajantes nas cidades e o trabalho desenvolvido.
Justificativa
Durante as aulas do curso de Artes Visuais – UFSM em 2009, trabalhei algumas vezes com fotografias de minha cidade de origem, Salto do Jacuí, como referencial nos trabalhos propostos. A partir disso passei a sonhar com um projeto onde eu e mais alguns colegas pudéssemos ir a Salto do Jacuí com o objetivo de fazer um estudo aprofundado das questões visuais e culturais do município transformando as descobertas em arte. Esse desejo foi aguçado com o conteúdo de Apreciação da Arte ao conhecer as multifacetas do sistema das artes e da cultura em nosso estado e país. Refletindo sobre os motivos porque a arte e a cultura não são valorizadas e por diversas vezes ignoradas em pequenas cidades pequenas.
Surgiu então a ideia de algo mais global, que pudesse me trazer não apenas um retrato local, mas sim de um todo, de um Brasil que é constituído por pequenos municípios, que, como o meu, são cheios de particularidades, cenas bonitas, gente bonita e também questões sociais a serem discutidas.  

Um dos motivos para a inércia das comunidades é a falta de uma identidade cultural bem delineada. O que também causa baixa autoestima nos habitantes. O trabalho da equipe do Artista Viajante colocará na vitrine através da arte as realidades de algumas dessas cidades, discutindo um caminho para que os potenciais possam ser explorados e os problemas resolvidos. Propondo que através da arte pode-se gerar cultura, autoestima e renda. 
Com a realização das atividades do projeto Artista Viajante em seu município, a comunidade poderá reconhecer e/ou ajudar a criar uma identidade cultural com base no que tem a oferecer. Uma identidade faz um povo olhar para si mesmo de forma positiva, o estimula a manter suas peculiaridades e trabalhar por uma boa imagem da cidade.

A interação dos artistas com a comunidade também pretende trazer uma reflexão sobre a aproximação da arte e seus expectadores. Com uma equipe composta por acadêmicos de arte, e amantes da arte sem formação superior o projeto pretende mostrar que quando nos propomos a fazer arte, não importando a titulação acadêmica recriamos o mundo ao redor, encorajando assim a reflexão e expressão cultural de todos. O diferencial é o esforço da equipe em estimular a criatividade na criação de mecanismos fomentadores de ações artístico-culturais. As oficinas, por exemplo, podem gerar grupos de pessoas que se encontrem para realizar determinadas atividades artísticas com que se identificarem. Grupo de desenhistas, de pintores, etc.
A aproximação com a arte gerará também o desejo de conhecer mais, tornando as pessoas alcançadas possíveis consumidoras de arte enquanto público. Estimulando-se assim o surgimento de duas classes de pessoas: As que fazem e as que apreciam a arte no município em questão.

Artista Evangelista: 


O projeto Artista Viajante surgiu do desejo de fazer algo por minha cidade enquanto exercitava nossas habilidades artísticas. Pensando, porém em contribuir culturalmente com outras cidades resolvemos estende-lo. E dessa forma, possivelmente conseguiríamos inserção acadêmica como um projeto de extensão.
Porém antes de pensar em promover pelo país o nome da universidade, queremos em promover o nome de nosso Deus. Criando assim um projeto paralelo o Artista Evangelista, cujo objetivo seria semear a mensagem do advento onde não há igrejas adventistas.

Durante a semana as tarefas serão diversas no intuito de levantar material e fazer os textos e artes. Porém aos sábados e outros momentos de intervalo serão realizadas ações missionárias como visitas aos lares, programações chamativas em praças com música, atividades descontraídas e seminários bíblicos. Também se reservará um dia para a execução de um projeto social.

Será criado um site do projeto principal, onde haverá uma página especial com vídeos de uma série de estudos bíblicos produzidos pela equipe do Artista Evangelista. Os vídeos incentivarão o contato dos cidadãos com a administração da IASD do campo local pedindo a realização de uma classe bíblica.

A Missão final é usar a arte e a cultura para contagiar a cidade com o amor de Deus e a alegria dos Jovens Adventistas. Que as pessoas queiram buscar essa alegria através do site, e do estudo da Palavra de Deus.


Planejamento para realização do projeto
Divulgação do projeto: Será feita através de cartilhas e vídeo promocional enviados aos município com mais de 20 mil habitantes.
Seleção e contrato com prefeituras interessadas: Os critérios de seleção das cidade serão: Suporte de comunicação; Infraestrutura oferecida;  Apoio de custos de viagem; Disponibilização de guia turístico; Atrativos naturais
Execução do projeto nas cidades:
- Levantamento de dados: passeios intuitivos, visitas guiadas, entrevistas com autoridades e moradores, conversas informais nas ruas e nas casas, fotografia, desenhos. Pesquisa da cultura, história, economia, vegetação, paisagem, condições sociais... Montagem de dossiê com todos os dados levantados.
- Oficinas de arte com a comunidade, junto a escolas: A partir de uma discussão do grupo de participantes da oficina sobre a identidade local propor trabalhos artísticos utilizando as linguagens: pintura, desenho, estamparia, arte-reciclagem e outras se forem solicitadas pela comunidade ao conhecer o trabalho artístico dos participantes. Mostrando algumas técnicas que podem servir para a expressão artístico-cultural. Na escola garante-se o público pelos alunos interessados em arte e a comunidade em geral vai até um ambiente onde costuma adquirir conhecimentos.
Estrutura para as oficinas: Local com mesas e cadeiras. Se houver bom tempo, pode ser ao ar livre. Materiais descritos no orçamento.
-Produção de obras de arte: O grupo e convidados da comunidade, após as oficinas, realizarão pintura de paisagens locais, desenhos, retratos de pessoas, fotografias composições com materiais característicos do local, esculturas... Reservando-se a oportunidade de aprendizado de alguma técnica da cultura local a ser incorporada aos trabalhos. Ex: crochê, cestaria, etc. Durante o processo de produção dos trabalhos, estarão em exposição conforme são concluídos e alguns mesmo enquanto vão sendo feitos, com pinturas e desenhos feitos com referência prévia de fotografia por exemplo.
-Um evento de vernissage apresentará o resultado do trabalho dos artistas durante sua estadia. Serão mostrados em exposição os trabalhos artísticos, os textos significativos que forem redigidos sobre as impressões, fotografias das atividades. Esse evento contará também com debates sobre a cultura local e possibilidades de ações culturais para a afirmação da identidade, em forma de brainstorm.
Para a exposição e vernissage: Sala de exposições ou local público bem iluminado.
Site e interação: Tudo que for produzido será disponibilizado no site. Os viajantes estarão postando conteúdo e interagindo com no site mesmo após encerrar as atividades na cidade.
Avaliação, planejamento, relatório: No período entre viagens os participantes avaliarão as ações e resultados e realizarão planejamento e distribuição de tarefas através de web conferencias. Também serão organizados os relatórios e edição de vídeos para documentário.

Cronograma de execução:
Mês 1: Divulgação do projeto para as cidades brasileiras com até 20 mil habitantes.
Mês 2: Seleção e contrato com prefeituras.
Mês 3 a 6: Realização do projeto nas cidades.
Mês 7 e 8: Distribuição de catálogo e cartões postais, edição dos vídeos para documentário, lançamento documentário na internet, avaliação do projeto.

Produto ou resultado final do projeto
1) Oficinas de arte: Serão realizadas junto as escolas das comunidades receptoras do projeto. Contemplando as linguagens de desenho, pintura, xilogravura e artesanato sustentável.
2) Exposição dos trabalhos artísticos produzidos a partir das descobertas da equipe durante a estadia no município.
3) Brainstorm Cultural: durante evento de abertura ou encerramento da exposição, será proposta uma mesa redonda com as principais lideranças e interessados em arte e cultura para discussão de ideias de projetos culturais que afirmem e desenvolvam a identidade local.
4) Site – o processo e os resultados do Artista viajante em cada cidade ganharão página especial em site do projeto.   - Descrição das páginas do site:
- Cidades – distribuídas no site por região. Será postado no site tudo o que for feito na cidade: exposição virtual, fotos, vídeos, arte local, oficinas, impressões dos viajantes, história e cultura.
- Exposições virtuais – todos os trabalhos artísticos serão disponibilizados para visualização em exposição virtual por no site do projeto.
- Fotos – das etapas do projeto na cidade.
- Vídeos – produzidos durante a estadia da equipe.
- Arte local – espaço para trabalhos de cidadãos locais feitos usualmente ou inspirados a partir do projeto.
- Oficinas – especificações das atividades nas oficinas, fotos dos trabalhos produzidos.
Impressões dos Viajantes: Textos ou trabalhos que expressem as impressões dos Artistas Viajantes sobre o município.
- Atrativos – apresentação breve da história; cultura, paisagens, personalidades, etc.
- Equipe: apresentação dos participantes; Diário de Bordo: blog do viajante; contato; Esperança: breve apresentação da filosofia do grupo.
- Galeria: Direcionamento rápido para exposições, cidades, e vídeos.
- Brainstorm cultural – as ideias que surgirem ao longo das discussões serão publicadas no site por temas como forma de incentivo ao surgimento de novos projetos. Haverá espaço para o visitante enviar sua ideia.
5) Documentário – haverá registro de vídeo durante todas as etapas e no final as imagens e depoimentos serão organizados e editados em forma de documentário.
6) Cartões postais – as melhores imagens produzidas no projeto serão impressas em cartões postais que levarão o endereço do site, estimulando a curiosidade em conhecer o projeto.  

Plano de Comunicação                                                                                                                 
Pré-realização
Divulgação do projeto para prefeituras:
DVD Promocional para prefeituras e patrocinadores.
Nota para jornais locais/regionais das cidades a serem visitadas falando sobre o projeto, tanto anunciando a chegada como divulgando os resultados.
Vídeo promocional a ser postado no youtube e compartilhado em redes sociais como twitter e facebook.            
Durante a realização:
Externo:
Banner, artigo e outras mídias em sites e blogs parceiros.
Vídeo promocional a ser postado no youtube e compartilhado em redes sociais como twitter e facebook.
Fan Page e grupo do Artista Viajante no facebook. Produção de conteúdos relevantes em formatos estratégicos para interação: curtir, compartilhar, comentário a partir de estudo sobre marketing nas redes sociais.
Site – descrito nos produtos do projeto.
Cidade e região:
Nota para jornais locais/regionais das cidades a serem visitadas falando sobre o projeto, tanto anunciando a chegada como divulgando os resultados.
Rádio local
Suporte de comunicação da prefeitura
Pós-realização:
Release para revistas especializadas em arte e cultura.
Catálogo e cartão postal
Continuação da divulgação nas mídias sociais.
Lançamento de Documentário:
Divulgação através das redes sociais com imagens e vídeos
Artigos em sites parceiros
Nota para jornais
Promoção com sorteio na internet de obra de arte/ artesanatos.
Concurso cultural de frases. Prêmio: Kit de cartões, catálogo e DVD.

Plano de distribuição
Cartões postais:
- Fase municipal: Assim que o projeto for realizado na cidade, serão impressos cartões postais com imagens dos melhores trabalhos artísticos lá produzidos e enviados a pontos de distribuição estratégicos, a serem definidos na estadia do grupo na cidade.
- Fase inter-regional: Cada cidade visitada receberá cartões postais com imagens produzidas em outras regiões durante o decorrer do projeto.
- Pedidos virtuais: Os cartões serão oferecidos no site. Os internautas preencherão um formulário de pedido com o endereço de destino para o cartão desejado, a ser remetido gratuitamente via Correios.
- Todas as prefeituras que receberem o convite para o projeto, também receberão um cartão como forma de demonstração dos resultados do projeto.
Catálogos:
Serão remetidos catálogos impressos para:
Instituições que se envolverem com o Projeto Artista Viajante nas cidades receptoras, ou que prestarem alguma outra forma de apoio.
Instituições culturais, escolas, bibliotecas, prefeituras que cadastrarem pedido no site.
Um catálogo virtual será disponibilizado no site do projeto, inclusive com direcionamento para exposição virtual.
Site:
O plano de comunição externa está focado a divulgar a existência do projeto e a estimular o conhecimento e interação com o mesmo através do site, descrito no item 3.5.
No site serão disponibilizados todos os produtos do projeto – exposições, registros de atividades, textos, blogs, catálogo, cartões, vídeos, discussões, brainstorm cultural, artes inspiradas pelo Artista Viajante e documentário.
Documentário:
Além de ser disponibilizado para assistir através do site, será enviado em DVD para as escolas e prefeituras das cidades participantes. Haverá campanha de lançamento e divulgação do documentário na internet.

Público a ser atingido
Administração Publica e de Escolas de cidades de até 20 mil habitantes – cerca de 4 mil municípios brasileiros receberão cartilhas de explicação do projeto, convidando a participar. Também receberão cartões postais com indicadores dos resultados, ou seja, direcionamento para o site do projeto.
A média de habitantes das cidades que receberão o convite é de 8.500. Alcançando 9 dessas cidades a  média prevista de 76.500 habitantes, alvo do projeto, sendo alcançados direta ou indiretamente.
Sendo que 21% da população brasileira está matriculada no ensino regular -educação infantil (creches e pré-escola), ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e o sistema de educação especial. O projeto propõe ações diretas nas escolas, a média de estudantes atingidos pelo projeto Artista Viajante será de 16.000 estudantes.
Internautas interessados em arte e cultura, turismo também serão atingidos, não havendo no entanto como estimar, visto que qualquer efeito viral que o conteúdo postado ocasione faz os índices de acessos da página fugirem do controle.

Inter-regionalidade
Todas as regiões do Brasil receberão a equipe do Projeto Artista Viajante em uma ou mais cidades pequenas no decorrer do projeto.
Uma pequena cidade de casa região será divulgada, se tornando conhecida através das mídias do plano de comunicação. Suas imagens serão distribuídas a todo o Brasil através de cartões postais e suas peculiaridades divulgadas através do site e documentário.
O projeto de uma exposição final com trabalhos desenvolvidos em todas as regiões ficará a disposição para cidades que queiram recebê-la contatarem.

Orçamento
Resumo do orçamento:
Material Permanente
 R$                6.842,00
Material de Consumo
 R$                2.277,00
Kit do Artista Viajante
 R$                   423,00
Gratificações
 R$              34.200,00
Comunicação
 R$              15.500,00
Total
 R$              60.142,00


Recursos oriundos de outras fontes
As prefeituras das cidades receptoras deverão cobrir as despesas de viagem dos participantes do projeto. Essas são despesas variáveis. Também deverão prestar suporte à comunicação. 


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